22 de junho de 2010

Proposta de mudança para todos amantes de vinho e enófilos!!!





Como todo apaixonado por vinhos, no meu caso só os tintos,e os enófilos como queiram (por mais que eu acho que todos são enochatos),tem no vinho um enorme prazer, proponho a todos que mudássemos o nome de “aromas” para simplesmente “cheiro” o que na verdade já o é, justificando:

Segundo o dicionário Michaelis:

aroma
a.ro.ma
sm (gr ároma) 1 Essência odorífera de vários vegetais. 2 Cheiro agradável, fragrância. 3 Goma, bálsamo ou óleo aromático. sm pl Bot Arbusto ornamental das Leguminosas, cujas flores servem para perfumaria (Acacia farnesiana); esponjeira.

Segundo também a Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aromas são compostos químicos voláteis facilmente perceptíveis pelos órgãos olfativos dos animais[1].
Normalmente, chamam-se aromas a substâncias com um cheiro agradável e que, por isso, são utilizadas na culinária, no fabrico de perfumes e noutros usos em que se pretenda mascarar um cheiro desagradável.Uma das principais fontes de aromas naturais são as ervas aromáticas.




Ah! Acho que quem definiu chamá-los de aromas, talvez presumisse que todos os cheiros deveriam ser sempre agradáveis?

Mas após tomar um vinho em que o “aroma” não me agradou, fiquei mais uma vez com a impressão que os tais "aromas" dos vinhos, tão exaltados e cantados em versos e prosas, deveriam ser apenas uma das características da degustação, pois como os "aromas" são provocados pela fermentação, leveduras e por ai vai, logo sem controle, será? Mas também não importa, nem sempre são prazerosos e pior dependem de cada um gostar ou não desse ou daquele "aroma".

Concluindo a proposta:

Que a partir de hoje todos nós deveríamos chamar os tais “aromas” de cheiros, por contemplar todas as possibilidades e variações possíveis, tantos as boas como as ruins e também para não se preestabelecer que são todos agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após verificação seu post aparecerá no Blog.